A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) fará um investimento de 427 451,79 €, sendo que a empreitada prevê a intervenção, com vista à instalação de contadores individuais e respetiva estrutura de proteção, que permitirá a contagem individual dos volumes de água. Os principais objetivos desta contagem individual serão: reduzir os conflitos resultantes da partilha de contadores uma vez que vai permitir saber a quantidade de água que cada parcela está a consumir para que seja processado só o pagamento daquilo que efetivamente é consumido, aumentar a eficiência no uso de água e simplificar a gestão do aproveitamento.
A empreitada foi adjudicada ao consórcio H2TEC-HIDRENKI e os principais trabalhos a executar serão: o fabrico e instalação das estruturas de proteção aos contadores (em aço inoxidável), a instalação das tubagens e acessórios e a instalação dos equipamentos de telegestão.
A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e o consórcio H2TEC-HIDRENKI assinaram, no passado dia 25 de janeiro de 2022, o auto de consignação da empreitada que prevê a instalação de 600 contadores para o aproveitamento hidroagrícola de Óbidos. A empreitada tem um prazo de execução de 180 dias e irá contribuir para o processo de melhoria continua e de uma maior eficiência hídrica e energética.