A H2TEC desenvolveu trabalhos numa Estação de Tratamento de Águas Residuais, cujo investimento visa complementar a fase sólida do sistema de tratamento da unidade, adicionando uma nova etapa de secagem solar das lamas produzidas.
Decorrente deste investimento procedeu-se à aplicação de pontes revolvedoras de lamas que consiste na secagem das lamas em estufa. As lamas são colocadas em estufas pelo que a água evapora e um dispositivo revolvedor encarrega-se de granular e revolver a mistura das lamas.
O revolvedor é constituído por uma pá dupla rotativa que está instalada numa estrutura móvel apoiada. As pás são utilizadas para duas funções: o processo de revolver as lamas de forma a obter uma boa secagem e o processo de transporte das lamas de forma a que as lamas húmidas se possam misturar com as secas.
Os principais objetivos da aplicação das pontes revolvedoras são: a redução do volume e consequente redução dos custos de recolha, maior capacidade de armazenamento e fácil manuseamento das lamas secas.
A H2TEC – Soluções Ambientais, S.A. procedeu a todas as montagens eletromecânicas e fabrico de tubagens.