A falta de água potável é um problema da atualidade e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A realidade é que 2,2 biliões de pessoas não têm acesso a água potável, o que corresponde a 28% da população mundial.
Assim, uma forma de gerar água potável é através do tratamento de água do mar, contudo este tipo de tratamento é complexo e portanto dispendioso. Ainda assim, a ONG Give Power iniciou o desenvolvimento de uma estação de tratamento, que utiliza a energia do sol, para transformar água salgada em água potável. Esta estação encontra-se instalada na cidade Kiunga no Quénia, uma vez que se trata de um dos locais mais afetados pela escassez de água potável. A tecnologia utilizada nestas estações designa-se por “solar water farms”, nas quais são instalados painéis solares que podem produzir até 50 quilowatts de energia. Além dos painéis solares, as estações são compostas por baterias e bombas hídricas que trabalham 24 horas por dia.
Estas estações conseguem abastecer até 35 mil pessoas com água potável diariamente, sendo a qualidade desta água superior à da produzida nas estações convencionais. Além da superior qualidade, as estações da Give Power apresentam um menor impacto ambiental. Assim sendo, o objetivo é difundir esta tecnologia por outros países, cuja necessidade de água potável é urgente.